cheio e vazio

 

 

lendo a defesa que gonçalo m. tavares fazia a respeito do senhor juarroz, que insistia em manter uma gaveta em casa para enchê-la de vazio, aquele homem teve a mesma ideia e começou a retirar coisas de uma gaveta, com a pretensão clara de também enchê-la de vazio. mas por mais vazia que parecesse, ainda não estava cheia de vazio, tal como acontecia com a gaveta do senhor juarroz. certas coisas tomam tempo, o sujeito pensou. talvez se ampliasse o projeto para todas as gavetas da casa.

começou então a por em prática um silêncio completo, que é um tipo de vazio, para ver se conseguia obter algum resultado com essa experiência — mas ao fim de trinta anos chegou à conclusão de que a única vantagem foi ter evitado dores de garganta.

 

4 comentários sobre “cheio e vazio

  1. mirian oliveira 14/11/2012 / 17:32

    adoro essa micronarrativa. leio e releio. tenho forte sensação de reconhecimento. essa escritura me diz muito.

    além disso, esse escritor português, gonçalo manoel tavares, me encanta. suas dicas, paulo, são fantásticas. nem preciso frequentar muitos sítios de literatura para me atualizar. a cada dia, mais e mais agradecida.

    de quebra, algo sobre gonçalo m. tavares:
    http://goncalomtavares.blogspot.com.br/

    Curtir

    • paulopaniago 14/11/2012 / 18:46

      fico feliz por você gostar dela, mirian. pois é, o gonçalo tavares. é bom, ele, muito. e acho que você deve ser uma leitora de w.g. sebald, também, não? imagino que você vá gostar do que ele escreve.

      Curtir

  2. mirian oliveira 14/11/2012 / 23:57

    no momento, estou apaixonadamente envolvida com a literatura de philip roth, saul bellow e enrique vila-matas. ainda não fui apresentada a sebald, autor preferido do paulo renato, segundo ele mesmo declarou em entrevista no “tirando de letra” da unb tv.
    (aqui: http://www.youtube.com/watch?v=rfgU5tcLoB0)

    p.s.: fiquei curiosa: por que acha que eu seria leitora em potencial do sebald?

    Curtir

deixe um comentário ou um desaforo

