inventivos 3

ponte-para-lá

 

 

início da terceira das cinco partes narrativas que dão início ao livro literatura é invenção. em seguida, aparecem ensaios sobre temas literários. 

 

tudo começou com um equívoco. alguém acreditou que eu tivesse morrido e não me dei o trabalho de desmentir. não sei, me ocorreu pensar que há muito tempo eu estava mesmo fingindo que estava vivo, podia passar algum tempo com essa novidade, fingir que estava morto. em seguida aproveitei a oportunidade e viajei para o interior, para passar férias e desfrutar minha morte, enquanto pensava em desenvolver este projeto de escrever a trilogia que começa com um estudo a respeito de livros inventivos, avança no segundo volume para economias textuais que a literatura se vê compelida a fazer, para por fim tratar dos fantasmas na literatura, na terceira parte. nascimento, vida e morte, se a gente pensar bem. é isso, um ciclo completo.

 

Publicado por

paulopaniago

digo não

2 comentários em “inventivos 3”

  1. então ele vira fantasma de si mesmo, certo? espero que você desenvolva esse tema, de como alguém pode ser assombrado por si mesmo ou pelo rastro de uma existência continuada que não sabe distinguir o que é passado, presente e futuro. ainda mais porque depois o personagem escreve sobre fantasmagoria. é uma relação interessante demais para ser ignorada!

    Curtir

    1. fantasma de si mesmo, certo! haha, não havia me dado conta disso ainda e você foi na mosca! pois é. ele será assombrado por si mesmo, principalmente na parte da vida que se recusou a viver direito, mas aí será a assombração da memória que se manifesta, e da qual é difícil de se livrar (a não ser com alzheimer, talvez…).

      Curtir

deixe um comentário ou um desaforo