ser em si e para o outro

foto | mary cathryn roth
foto | mary cathryn roth

 

 

a substância que define o que sou só se define pelo olho do outro. o que sou para mim só eu posso apreender (a inutilidade essencial do psicanalista), mas o que me define é marcado por como suponho que estejam me entendendo. vejo-me refletido — e na verdade deformado, o outro não sabe o que sei ou sinto — no olhar alheio e essa frustração — de mim para comigo, de mim para minha incapacidade de me fazer representar bem aos olhos do outro — transformo-a em raiva contra a incapacidade alheia de me perceber e contra a minha própria incapacidade de me representar bem aos olhos alheios, a ponto de convencê-los a me comprar a melhor versão de mim mesmo. sou a farsa que me representa, sou o pior ator de mim mesmo, porque não sei me despir dessa roupa de bom moço — de alguém que precisa aprovação da mãe para os feitos infantis — com que me exibo todo dia para os outros, esses vaidosos disfarçados de humildes. daí porque tantos inventam um duplo, esse outro capaz de ver que na verdade sua essência é hyde, não jekill. jekill é o outro.

 

4 comentários sobre “ser em si e para o outro

  1. mirian oliveira 09/02/2013 / 17:11

    “… sou a farsa que me representa, sou o pior ator de mim mesmo, porque não sei me despir dessa roupa de bom moço — de alguém que precisa aprovação da mãe para os feitos infantis — com que me exibo todo dia para os outros, esses vaidosos disfarçados de humildes. daí porque tantos inventam um duplo, esse outro capaz de ver que na verdade sua essência é hyde, não jekill. jekill é o outro.”

    pqp!!!!! você é foda, paulo!!!!!!!!!!

    Curtir

deixe um comentário ou um desaforo

