samba-enredo

música-para-animais

 

 

carnavalizai, povos! carnavalescamente carnavalizai. o ano inteiro, sem parar, instituições desafiadas, valores, morais, tudo no saco. dêem língua para o bispo na páscoa, rasguem as folhas de ponto da fábrica, invertam, revertam, não sejam sérios nem mesmo nos dias de carnaval, tudo para o beleléu. vou botar meu bloco na rua, chamado bloco bakhtin, com uma ala rabelais, uma ala dostoiévski, outra ala shandyana e talvez uma ala de baianas finlandesas, vou deixar a madame do joão gilberto de cabelo em pé, ela que acha que a gente devia tocar ópera e que o samba devia acabar, coitada. faço samba e amor o ano inteiro, a vida um imenso carnaval. se nada faz sentido, faz todo sentido a carnavalização generalizada e permanente, o riso demolidor do deboche e do escárnio, meus principais aliados. carnavalescamente carnavalizado, ó procês, minha língua, um bundalelê, escarro e escárnio. ziriguidum, tenho dito. o riso é meu norte, morrerei dele.

 

4 comentários sobre “samba-enredo

  1. thaís figueiredo 08/02/2013 / 21:36

    bundalelê, certeza que bakhtin pensou nessa prática social quando desenvolveu o conceito de baixo-corporal, hahaha. mas então, deixando a estudante de literatura de lado, vou expressar o meu apreço por esse texto sem argumentos, nem explicações, mesmo. adorei, adorei e ponto (até divulguei no twitter). a-do-rei desde a origem até a realização (ou estilização, para voltar para o bakhtin) em texto literário. o resultado ficou muito divertido, bem carnavalizado, de fato, haha. com uma ala rabelais e outra dostoiévski, seria o feriado dos sonhos! obrigada por deixar meu carnaval bem mais feliz depois dessa. mais que ao riso, bakhtin estará sempre associado à crise de riso daqui para frente! 😀

    Curtir

    • paulopaniago 08/02/2013 / 21:54

      que bom que você gostou, isso me deixa feliz. bakhtin vai arrasar no carnaval, hahaha.

      Curtir

  2. mirian oliveira 09/02/2013 / 16:53

    que maravilha, paulo! 😀

    Curtir

deixe um comentário ou um desaforo

