literatura é invenção

foto | marek samojeden
foto | marek samojeden

 

 

último trecho narrativo antes de chegar aos ensaios literários que compõem o primeiro volume da trilogia infinitos literários, em produção: 

 

tudo o que eu queria era fugir de escrever qualquer coisa remotamente parecida com autobiografia — me repugna pensar o quão narcisista eu teria que admitir ser por acreditar que alguém possa se interessar pela minha pobre vida, quando nem eu mesmo estou certo de me interessar por ela (em boa parte do tempo, para ser sincero, não me interesso), não porque minha vida não seja interessante (às vezes, é), mas porque não gosto de deixar transparente o fato de que afinal sou narcisista — e no entanto estou aqui tagarelando e tagarelando a meu respeito. pois bem, basta.

a outra maneira de pensar a respeito desse tema é dizer que toda ficção é autobiográfica num e apenas num só aspecto: porque sou eu quem está escrevendo — e isso é tudo.

deixe-me acrescentar apenas isto: escrever é desenvolver uma embocadura. acontece que, na música, a embocadura é algo que precisa de treino para ser atingida e cuidados permanentes para que não se perca. no entanto, a embocadura do músico o habilita a tocar bem a diferente sequência de notas da escala que se encontra na partitura ou em sua memória musical, mas que é sempre aquela. o caso do escritor é outro. o desenvolvimento da embocadura quer dizer criar um estilo único e conseguir se manter nele, embora temas, tramas, enredos, se alterem a cada novo romance.

melhor começar o assunto que interessa de verdade, literatura.

 

deixe um comentário ou um desaforo

