escavação

foto | ana morelli
foto | ana morelli

 

 

“úrsula era calada como uma vaca”, diz o narrador de diário de um sem-vergonha. felisberto hernández, o autor, é uruguaio e de tradição desgarrada. a obra não se encaixa, ela desloca. parece fácil, coesa, mas está cheia de armadilhas que desmontam a convicção do leitor que adentra o universo de desolação e angústia conformada, que parece polvilhada em adágio. “já havia começado o verão quando eu a via levar seu corpo grande por uma rua estreita; a cada passo suas panturrilhas se roçavam e as carnes ficavam tremendo.” a crueldade do quadro só não é maior porque são pensamentos não transmitidos. a próxima frase, a meu ver, encerraria uma micronarrativa, embora o conto se estenda ainda por várias páginas — hernández não está interessado em micronarrativas. está dito: “eu gostava do fato de que ela se parecia com uma vaca.”

 

2 comentários sobre “escavação

  1. ana morelli 03/03/2013 / 12:16

    achei legal ver a minha foto com um comentário sobre a obra de um autor uruguaio. gosto muito de quase tudo que se refere à cultura sul-americana! (rsrsrsrsrsr)

    Curtir

    • paulopaniago 03/03/2013 / 12:23

      valeu, ana, eu te agradeço a cessão da foto. as conexões são entre a literatura uruguaia e as imagens espanholas do gaudí, na foto de uma brasileira. beijo.

      Curtir

deixe um comentário ou um desaforo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s