a língua nos dentes, os vitupérios sem fim

foto | matthias heiderich
foto | matthias heiderich

 

 

fato, havia qualquer coisa de errado naquela situação, qualquer tom de descompasso ou exagero, a fímbria de um toque escorregadio. uma palavra fora do lugar, um gesto ligeiramente alterado e tudo poderia se perder.

a amiga avançou até o púlpito e disse algumas palavras gentis, como é de se esperar nessa ocasião, a respeito do casal de mortos, expostos no caixão, lado a lado. mortos num terrível acidente de carro, as pessoas enfatizavam o adjetivo quando iam contar, repetindo-o, enquanto balançavam a cabeça negativamente, como se fosse possível com esse gesto abolir a força da ação, fazer o tempo reverter, recuar até o momento e salvá-los do acidente, terrível, terrível.

tiveram a decência de não me convocar para o púlpito, a fim de que prestasse homenagem ao casal. nem todos, mas alguns sabiam que eu era o amante da mulher, morta enquanto se dirigia com o marido para uma viagem de férias, segunda lua-de-mel à beira-mar, como ela havia me dito.

se eu tivesse subido ao púlpito, temeram — eu diria que com razão — que eu desse com a língua nos dentes e revelasse a todo mundo a verdadeira natureza da minha relação com aquela mulher.

talvez tenha sido melhor assim. a vida continua, a tristeza terá que ceder com o privilégio que o tempo exerce.

se tivesse subido ali e falado para aquelas pessoas, eu as teria chocado não apenas com a informação de que a mulher no caixão me tinha como amante, quando era viva, como também que, foi movido pelo ciúme e por uma dose mal controlada de ódio que cortei a mangueira do óleo do freio do carro do casal, o que faz de mim mais um caso patológico de ciumento venal para engrossar os anais da história.

 

deixe um comentário ou um desaforo

