a vida não é fácil, nina

foto | alfred wertheimer
foto | alfred wertheimer

 

 

mesmo tendo sido agraciada com um tipo privilegiado de voz, rascante, que até hoje pode ser escutada e provoca efeitos inesperados, a imagem que resta de nina simone é a de uma mulher grave que dificilmente sorri. por exemplo, outro dia me deparei com a série de fotos tiradas por alfred wertheimer em dezembro de 1964, geralmente nos bastidores das apresentações — do que vi, apenas uma foto a mostrava no palco, sentada junto ao piano, num teatro ou sala de espetáculos que parece sensacional, ela de costas. o semblante está sempre sério, sóbrio, eu diria mesmo que melancólico e vendo as fotos me dá vontade de poder dizer a ela, vem, descansa um pouco sua cabeça no meu ombro e me diz se tem algo que eu possa fazer para te alegrar. afinal, com essa sua voz, eu diria também, você devia estar bem feliz. talvez ela sorrisse. na minha imaginação é o que ela faz.

 

8 comentários sobre “a vida não é fácil, nina

  1. aurea cristina szczpanski 20/11/2013 / 10:11

    eu me lembro da primeira vez em que ouvi nina simone: foi um pasmo, ou um espasmo de alma, sei lá… levei um susto daqueles que se leva diante do extraordinário. a canção era nes me quitte pas… depois vieram as outras… e a tristeza da voz dela me deixa com saudades de alguma coisa…

    Curtir

    • paulopaniago 21/11/2013 / 8:18

      pois acho que a música de nina simone que não funciona bem é exatamente ne me quitte pas e não se trata daqueles purismos de só querer essa música com piaf etc. etc. é por conta do forte sotaque da nina, que me incomoda (lembra-se de cássia eller cantando em francês? ela parecia ter nascido lá, ou talvez meu ouvido não consiga perceber sotaque brasileiro, haha). fora isso, nina é tudo isso o que você diz e definiu muito bem, deixa com saudades de alguma coisa…

      Curtir

      • aurea cristina szczpanski 21/11/2013 / 8:26

        ah, adoro a cássia cantando non je ne regrette rien e aí não deve nada a piaf porque é outra coisa. é que ne me quitte pas foi meu primeiro contato com a voz da nina. com sotaque ou não, foi chocante!

        Curtir

      • paulopaniago 21/11/2013 / 8:52

        você tem razão. a voz dela é mesmo um grande choque. ainda bem para nós.

        Curtir

    • paulopaniago 23/11/2013 / 12:19

      que ótimo, cris. ela merece, mesmo, com aquele vozeirão todo. beijo grande também.

      Curtir

deixe um comentário ou um desaforo

