efeito macedonio

foto | ana k
foto | ana k

 

 

estávamos indo ao aeroporto buscar uns amigos que chegavam de viagem, vindos de buenos aires, onde haviam passado um fim de semana prolongado que se iniciara na quinta-feira. eu, no entanto, é quem parecia que tinha estado no voo, porque estava acometido por aquelas ondas que parecem se manifestar quando se está num avião, algo entre o enjoo, o incômodo no ouvido e um mareamento que lembra o sono. sorrimos para nossos amigos e acenamos. eles puxavam malas com rodinhas atrás de si e não pude evitar de pensar em qual delas estaria o livro encomendado. mas cumprimos à risca os protocolos da civilidade e depois dos cumprimentos efusivos, abraços e trocas de risos, conversamos trivialidades durante todo o trajeto até a casa do amigos, quando então subimos ao andar onde ficava o apartamento deles para um café antes de deixarmos que descansassem. mas não resisti muito e dei um jeito de incluir na conversa uma pergunta a respeito do livro encomendado. “mas que livro?”, quis saber meu amigo. a mulher dele me olhou como se eu fosse um louco. “o livro que te encomendei, cara, do macedonio fernández.” meu amigo não se recordava da encomenda, nem sua mulher nem a minha haviam testemunhado a conversa na qual o pedido foi feito e o mal-estar que se instalou, pelo menos em mim, nunca foi devidamente superado —- não é à toa que tenho fama de ressentido. fato é que depois disso nós nos afastamos, mais por iniciativa minha, admito. muitos consideram um motivo pífio para fazer azedar uma amizade, mas um macedonio é um macedonio.

 

deixe um comentário ou um desaforo

