nas palavras não cabe o verdadeiro significado

ilustração | emiliano p
ilustração | emiliano p

 

 

o jeito então é dizer de modo torto ou, pior, não dizer. eu estava ali, com ela, e mergulhava a mão em seus cabelos e depois seu rosto estava entre minhas mãos. eu beijava e abraçava e tornávamos a nos amar e eu esticava uns olhos compridos para ela, com saudade já, mesmo que ela ali. porque para mim nunca serviu o esticar da convivência, sempre cedo e cedo muito rápido ao cansaço e quero me afastar, para não ter mais que conviver e sentir essa terrível vergonha do que as palavras não dizem. como se a culpa de elas não conseguirem comunicar o que seja fosse minha, como se a mim coubesse saber como se restitui às palavras o poder de significarem as verdades. e por não saber como se faz isso, eu não soubesse, porque de fato não sei, aonde enfiar a cara. antes eu fosse mudo e não tivesse mais que me preocupar com essa artilharia de palavras enfileiradas que emite estampidos e provoca um que outro buraco pequeno na parede que, de modo geral, permanece intacta. é também como aprendi a pensar, por soluços, interrompendo o fluxo sucessivo e caudaloso do tempo, esse rio que faz o amazonas parecer um fio de água. e então, porque é disso que se trata, ela se foi, ou eu a empurrei para longe, frustrado com minha audaciosa incompetência com as palavras. ou ela se foi sozinha e sem minha ajuda, cansada de nossa incontornável incompetência com as palavras. eu precisava aprender a me sentir confortável dentro dos enunciados, quaisquer que fossem. mas não sabia nem por onde começar. como de resto não aprendi até hoje. talvez seja isso o tal do viver bem, do ser feliz, o sujeito aprender a entrar por iniciativa própria e conseguir se manter nessa zona de conforto, sem pensar no que as palavras não dizem.

 

deixe um comentário ou um desaforo

