Uma dessas conversas

astronauta

 

 

Era para ser uma boa conversa, uma dessas em que ambas as partes se encontram desarmadas e dispostas a desfrutar o simples prazer da conversa, sem se importar com resultados que não a própria e mútua satisfação dos envolvidos. Mas há muito que se vem perdendo a noção da gratuidade dos dois dedos de prosa, há muito que as engrenagens cada vez mais velozes do tempo passaram a exigir eficácia, aplicação e produtividade de tudo e de todos, e portanto tornou-se um incômodo gastar a conversa em algo que não dê dividendos no curto e médio prazos, uma conversa que simplesmente não tenha rumos. Por isso, apareceram os interlocutores com seus desempenhos estudados, com trejeitos e argumentos afiados, com expectativas à beira da explosão. A amizade, que é tecida também entre silêncios, não se pôde celebrar. A amizade precisa abrir mão do cálculo e entregar-se despojada e transparente. A amizade tem o selo da renúncia, o altruísmo sem recompensas maiores do que a felicidade alheia. Amigos se elegem pelas sincronias de interesses, são irmãos sem a intimidade do sangue partilhado. Como disse, era para ter sido uma boa conversa.

 

5 comentários sobre “Uma dessas conversas

  1. Mathias 17/12/2014 / 11:26

    Trecho muito bonito em que Sherlock Holmes — sim, os detetives têm coração — diz a Watson nestes termos (cito de memória): meu caro, estimo muito a nossa amizade, porque em sua companhia posso ficar em silêncio à vontade. Sir Doyle, homem danado.

    Curtido por 1 pessoa

    • paulopaniago 17/12/2014 / 11:36

      Quem sabe, sabe. O engraçado é que, agora que você mencionou, minha memória foi ativada e lembrei de ter lido esse trecho. Deve ter ficado no inconsciente até assomar por essa ocasião… Memória é um troço danado.

      Curtir

  2. Mariuccia RCALZA 17/12/2014 / 11:39

    Republicou isso em Basta!e comentado:
    Basta de fingir amizade!

    Curtir

deixe um comentário ou um desaforo

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s