a vida não é fácil, nina

foto | alfred wertheimer
foto | alfred wertheimer

 

 

mesmo tendo sido agraciada com um tipo privilegiado de voz, rascante, que até hoje pode ser escutada e provoca efeitos inesperados, a imagem que resta de nina simone é a de uma mulher grave que dificilmente sorri. por exemplo, outro dia me deparei com a série de fotos tiradas por alfred wertheimer em dezembro de 1964, geralmente nos bastidores das apresentações — do que vi, apenas uma foto a mostrava no palco, sentada junto ao piano, num teatro ou sala de espetáculos que parece sensacional, ela de costas. o semblante está sempre sério, sóbrio, eu diria mesmo que melancólico e vendo as fotos me dá vontade de poder dizer a ela, vem, descansa um pouco sua cabeça no meu ombro e me diz se tem algo que eu possa fazer para te alegrar. afinal, com essa sua voz, eu diria também, você devia estar bem feliz. talvez ela sorrisse. na minha imaginação é o que ela faz.