é isto

arte | sophy tuttle
arte | sophy tuttle

 

 

é sempre a mesma reclamação: as novas gerações não leem. ou leem menos, ou pior. enfim. ao que se seguem explicações (queixas, na verdade) de por que não leem: internet, síndrome de desatenção crônica, má educação. como se ler pudesse ou devesse ser imperativo. pois para mim, tanto se me dá que não leiam, ou leiam menos ou pior. egoísta até a medula, acho que sobram mais livros para mim, enquanto finjo ignorar que, se leem menos, publica-se menos e no limite a edição ficaria ameaçada de extinção, com direito a sociedade protetora e tudo. depois me dou conta de que, mesmo que todas as editoras do mundo interrompessem imediatamente a publicação de todos os títulos, ainda assim eu teria livros para ler a vida inteira (e uma vida só, por mais longa, não seria suficiente para ler apenas os que tenho vontade). livros para toda a vida. que bela frase. leiam, não leiam, a mim pouco me importa. que não me faltem os meus e sou um homem feliz.